Translate

CREDITO HABITAÇÃO

Credito à Habitação: alguns conselhos

O comprar habitação em Portugal pressupõem uma série de preocupações e considerações adjacentes ao prazer de escolher a casa dos seus sonhos. Depois de observar a vizinhança, verificar se os motards não utilizam aquele descampado a dez metros de distancia para treino, e finalmente conseguir encontrar-se com mediador imobiliário as coisas pioram. Se já comprou casa sabe do que estou a falar, se vai comprar, não desespere ainda. A verdade é que se os problemas têm algo de bom é o facto de todos terem uma solução.



Mas continuando, comprar casa em Portugal significa para o comum dos cidadãos fazer um crédito. Ora estamos em crise e a nossa taxa de juros encontra-se indexada à Euribor que tem sucessivamente atingido e ultrapassado os seus máximos nos últimos tempos. Ora uma vez que a questão de ter que fazer um crédito é incontornável comecemos por, depois de escolher a casa, escolher o banco.

A primeira opção é sem duvida dirigir-se ao banco com o qual tem outros produtos, como conta ordenado, PPRs, investimentos, créditos pessoais etc. Informe-se junto deste sobre o Spread que pratica - o Spread refere-se à margem percentual que o banco aplica à taxa da Euribor, e que resulta na sua margem de lucro – e sobre o TAEG – Taxa Anual Efectiva Global – ou seja a taxa final que incidirá sobre o valor que vai pedir, reunindo todos os encargos como despesas, juros, seguros, impostos e outros.

Depois de ter todas estas informações e até uma simulação, lembre-se que se não a quiser fazer pessoalmente no banco pode fazê-la através do site da instituição bancaria na internet, comece a sua pesquisa de mercado. Ou seja, olhe para a concorrência. Como já deve ter percebido uma forma fácil de fazer comparações entre as diferentes ofertas é analisando as TAEG das diferentes instituições bancárias.

Hipóteses:

O seu banco oferece-lhe a melhor oportunidade do mercado. Perfeito. Pode parar as suas buscas e usufruir da sua primeira ou nova casa.

O seu banco não lhe oferece o contracto mais vantajoso do mercado. Não desespere ainda tem outras hipóteses. Faça diversas simulações através da internet, mantenha-se a par da evolução das taxas quer do seu banco quer dos outros e estabeleça um plano.

Plano A

Comece por tentar uma negociação com o seu banco e procure averiguar se este lhe oferece uma redução do Spread caso adquira seguros de vida, automóvel ou multi-riscos habitação em companhias do grupo. Tenha em conta que muitas seguradoras estão associadas a instituições bancarias e pelo seu lado pode mesmo equacionar transferir o seguro do seu carro. Tenha cuidado numa coisa contudo, certifique-se de que lucra com o desconto, ou seja, que o desconto no spread realizado pelo seu banco compensa os prémios de seguro que terá de pagar.

Plano B

Considere os bancos concorrentes e veja qual deles lhe pode oferecer a melhor proposta se junto com o empréstimo transferir para essa instituição produtos ou contratar serviços úteis, contas ordenado, aplicações e outros, fazem parte destes objectos que pode usar para negociar um melhor contrato de crédito.

Plano C

Bem, se o seu banco não lhe oferece a melhor oportunidade do mercado, e o plano A e B falharam, considere os factores Spread e TAEG e tome a sua decisão com base nos valores que cada banco apresentar para a sua situação.